Você sabe a importância de utilizar máscara durante a pandemia?


O uso de máscaras de proteção facial é apontado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e por autoridades sanitárias do país como uma importante medida de proteção e prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a OMS, pesquisas apontam que a utilização de máscaras de proteção facial, mesmo de pano, impedem a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, funcionando como uma barreira de proteção.

Mas não podemos esquecer que a máscara de proteção facial é um complemento às outras medidas de prevenção à doença. Para interromper o ciclo de disseminação do vírus, é preciso seguir todas as regras de distanciamento social, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e higienizar constantemente as mãos com álcool em gel e água e sabão.

Quais os cuidados que devo ter ao utilizar a máscara?

Sempre importante lembrar que este é um acessório de uso individual, não podendo ser compartilhado. Além disso, deve ser trocado após duas horas, portanto, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano consigo.

Deve ser utilizada sempre que houver a necessidade de sair de casa, higienizando as mãos antes e depois de colocar a peça. Ela deve ser colocada com cuidado cobrindo a boca e o nariz, e amarrada com segurança acima das orelhas e abaixo da nuca. 

Para finalizar, e não menos importante, as máscaras usadas deverão ser lavadas em uma diluição de água e água sanitária. A proporção a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água. Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável. Deixe a máscara de molho por cerca de 30 minutos e depois lave com água e sabão. Proteja a si e o próximo!

Conteúdo: Agência CIME

Fonte: Ministério da Saúde



Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta


Av. Konrad Adenauer, 1610. Bairro Erica. - (55) 3375 3948

Horário de atendimento: Manhã: 08h às 12h - Tarde: 13h30 às 17h30 - Sessões ordinárias: segundas às 19h

Visualizar mapa