Você já conhece os cuidados necessários na hora de votar?


Neste ano, em virtude da pandemia do novo Coronavírus, precisamos ter alguns cuidados a mais na hora de votar, garantindo a integridade da nossa saúde.

Você já conhece quais são as medidas de prevenção necessárias para o dia das eleições?

O Tribunal Superior Eleitoral elaborou um protocolo com orientações importantes de cuidados e segurança sanitária. Você pode ter acesso ao material completo acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O TSE sugere que seja feito, além do uso de máscaras (obrigatório em locais públicos), a utilização do álcool gel, para higienização frequente das mãos e que cada pessoa leve a sua própria caneta para assinatura do livro.

Além disso, é ideal que as pessoas não levem acompanhantes para a votação, visando reduzir as filas e aglomerações. Nas zonas eleitorais, haverá a norma de distanciamento físico de pelo menos um metro entre as pessoas, com fiscais encarregados da fiscalização. Comer e beber dentro dos locais de votação também está proibido, como forma de garantir o uso de máscara durante todo o processo.

Neste ano há mais uma novidade: o período de votação contará com uma hora a mais, ou seja, será das 7h às 17h, e com horário especial para pessoas a partir de 60 anos - que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19. Para esse grupo, a votação deverá ocorrer entre às 7h e 10h.

Eleitores ou mesários que estiverem com febre no dia da votação ou que tenham testado positivo para a Covid-19 nos últimos 14 dias anteriores à data da eleição deverão ficar em casa. No caso dos eleitores, é possível justificar a falta por esse motivo. Já os mesários precisam comunicar imediatamente à sua zona eleitoral para que seja providenciada sua substituição.

Conteúdo: Agência CIME | Fonte: IG Saúde



Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta


Av. Konrad Adenauer, 1610. Bairro Erica. - (55) 3375 3948

Horário de atendimento: Manhã: 08h às 12h - Tarde: 13h30 às 17h30 - Sessões ordinárias: segundas às 19h

Visualizar mapa