Setembro Amarelo, uma campanha que salva vidas

96% dos casos de suicídio são relacionados a transtornos mentais


A campanha foi criada no ano de 2014, onde a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organizou oficialmente o Setembro Amarelo. No dia 10 deste mês, é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha segue durante todo o mês.

O Brasil ainda apresenta altos índices de suicídio todos os anos. Segundo o site oficial da campanha, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. A melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Saiba como procurar ajuda: A CVV, uma ONG do país, fundado em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente. De forma sigilosa e sem julgamentos, o voluntário da CVV ouve aquele que liga com profundo respeito, aceitação, confiança e compreensão, valorizando a vida e, consequentemente, prevenindo o suicídio. Todas as formas de acesso podem ser conferidas no site www.cvv.org.br.

As razões que levam ao suicídio podem ser bem diferentes, porém muito mais gente do que se imagina já pensou nisso. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade. A ajuda pode vir de um amigo, parente, colega de trabalho ou escola, professores, ou alguém que está próximo a quem precisa e também dos voluntários da CVV. Não hesite, procure ajuda.

Conteúdo: Agência CIME

Fonte: Site oficial da campanha Setembro Amarelo



Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta


Av. Konrad Adenauer, 1610. Bairro Erica. - (55) 3375 3948

Horário de atendimento: Turno único: 08:00 as 14:00 - Sessões ordinárias: segundas às 19h

Visualizar mapa