Panambi oferece nova opção de transporte e lazer para a comunidade

Nosso município conta agora com as ciclofaixas, construídas prioritariamente para ciclistas.


O trecho, que é demarcado, inicia na ponte sobre o rio Fiúza, no entroncamento entre a Av. Presidente Kennedy e a rua Sete de Setembro e se estende até o pórtico no acesso da BR 285, mas o trajeto ainda terá acréscimo.

De acordo com a demarcação, previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há sinalização horizontal de duas faixas e circulação em mão dupla, sendo que cada usuário deverá trafegar na sua mão, ou seja, sempre na faixa da direita.

Quem pode utilizar a ciclofaixa? Todos os veículos de pequeno porte podem fazer a utilização, como ciclo-elétrico, com potência máxima de 350 watts, patinete, skate, hoverboard e similares, além disso, também é permitido circular com cadeira de rodas motorizadas.

Para pessoas que utilizam o ciclo-elétrico, é obrigatório o uso de capacete, já no caso dos ciclistas e outros usuários não é obrigatório, no entanto, extremamente recomendado. Quanto a velocidade máxima, não haverá uma regulamentação, mas é recomendado que não seja ultrapassado os 20 km/h.

É extremamente proibido entrar, circular ou estacionar nas ciclofaixas, com qualquer tipo de veículo motorizado, como automóveis, caminhões, motocicletas e similares, exceto em caso de pane ou força maior. As únicas exceções são as mencionadas cadeiras de rodas motorizadas, ambulâncias, carros de polícia e defesa civil, bem como veículos agrícolas.

Também não é permitido no local conduzir animais de qualquer espécie, salvo para travessia, correr e patinar, estacionar, trafegar, obstruir acesso ou entrar com veículo de vendedor ambulante, seja motorizado ou de tração manual, bem como a venda de qualquer produto, trafegar na contramão, desrespeitar o sinal vermelho dos semáforos, realizar manobras perigosas, como empinar a bicicleta ou efetuar qualquer espécie de manobra acrobática.

Conteúdo: Agência CIME

Fonte: Sulbrasileira Comunicações




Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta


Av. Konrad Adenauer, 1610. Bairro Erica. - (55) 3375 3948

Horário de atendimento: Turno único: 08:00 as 14:00 - Sessões ordinárias: segundas às 19h

Visualizar mapa