O câncer de mama tem 95% de chances de cura, mas ainda é a causa da morte de muitas mulheres

- Diagnóstico precoce é o melhor aliado -


Quando é feito o diagnóstico na fase inicial da doença, as chances de cura chegam a até 95%, ou seja, há uma imensa possibilidade de ficar curada. A doença tem origem na multiplicação desordenada de células dentro do seio e os fatores que levam ao surgimento da neoplasia são variados. Mulheres com parentes de primeiro grau afetados pelo câncer de mama antes dos 50 anos ou com algum caso de câncer ginecológico na família têm o risco aumentado, mas existem outros fatores que também têm relação com a doença, como o sedentarismo, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

Nesse cenário, o autoexame surge como um aliado no diagnóstico precoce, além disso, a mamografia, exame que deve incluir mulheres assintomáticas a partir dos 40 anos de idade é indispensável anualmente. Se existir um caso na família, como tia, irmã ou mãe, o indicado é realizar o exame todos os anos a partir dos 35 anos de idade, para prevenção da doença. O rastreamento tem duas finalidades: detecção precoce do câncer de mama e redução das cirurgias desnecessárias.

Para que a mulher consiga enfrentar o diagnóstico, é necessário ter várias informações sobre o assunto. A pessoa deve tirar todas as dúvidas com o médico. Além disso, se apoiar nas pessoas em que mais ama, ter uma rede sólida de apoio familiar, de amigos, no trabalho e em pessoas que assim como ela estão enfrentando a doença, para que não esteja sozinha nessa situação. Cuidar de si, do coração e da mente é essencial.

O mês de sensibilização ao câncer de mama está acabando, porém, a conscientização precisa continuar. Faça a sua parte e realize os exames, para que possa ser evitada qualquer forma grave da doença e você garanta a qualidade da sua saúde.

Conteúdo: Agência CIME

Fonte: NSC Total



Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta


Av. Konrad Adenauer, 1610. Bairro Erica. - (55) 3375 3948

Horário de atendimento: Manhã: 08h às 12h - Tarde: 13h30 às 17h30 - Sessões ordinárias: segundas às 19h

Visualizar mapa