Conheça as medidas de prevenção necessárias no dia das Eleições


É direito seu escolher o rumo da sua cidade pelos próximos quatro anos, e uma necessidade cuidar da saúde, seguindo todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 no dia da votação.

Antes de sair de casa, é necessário verificar o local de votação. Essa checagem pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, na opção onde votar (disponível no Google Play ou na App Store), ou pelo Portal do TSE.

Além da máscara, se possível, cada eleitor deve levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação e levar anotados os nomes e números dos candidatos (a “cola eleitoral”) para votar o mais rápido possível. A Justiça Eleitoral orienta que, de preferência, o eleitor não leve crianças nem acompanhantes para o local de votação.

Neste ano, o tempo de votação foi ampliado em uma hora e começará mais cedo: das 7h às 17h. Para os idosos, a partir de 60 anos, haverá o horário preferencial, das 7h às 10h. Os demais eleitores não serão proibidos de entrar neste horário, mas devem, se possível, comparecer somente a partir das 10h.

Para garantir a segurança, nos locais de votação, o uso de máscara será obrigatório, e o eleitor será orientado a manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico. Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.

Para os mesários, as máscaras descartáveis deverão ser trocadas a cada quatro horas, e o face shield (protetor facial) deverá ser utilizado durante todo o tempo de permanência nos locais de votação.

Eleitores ou mesários que estiverem com febre no dia da votação ou que tenham testado positivo para a Covid-19 nos últimos 14 dias anteriores à data da eleição deverão ficar em casa. No caso dos eleitores, é possível justificar a falta por esse motivo. Já os mesários precisam comunicar imediatamente à sua zona eleitoral para que seja providenciada sua substituição.

Conteúdo: Agência CIME | Fonte: Tribunal Superior Eleitoral



Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta


Av. Konrad Adenauer, 1610. Bairro Erica. - (55) 3375 3948

Horário de atendimento: Manhã: 08h às 12h - Tarde: 13h30 às 17h30 - Sessões ordinárias: segundas às 19h

Visualizar mapa