Dados Históricos



RESUMO HISTÓRICO:

O município de Panambi situa-se no planalto rio-grandense, região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. As terras que hoje integram o município, outrora pertencentes à Cruz Alta, localizam-se entre cerros e vales, sendo banhadas pelos rios Palmeira, Fiúza, Caxambu e Ijuí. Seus municípios limítrofes são: Condor e Ajuricaba ao norte, Santa Bárbara do Sul ao leste, Pejuçara ao sul e Bozano a oeste.

A povoação, de origem portuguesa teve início a partir de 1820 e a colonização, de origem alemã, iniciou com a fundação da Colônia chamada "Neu-Württemberg". O Dr. Hermann Meyer, em expedição realizada ao Mato Grosso, tomou conhecimento da existência de terras férteis no Estado. Para promover os trabalhos de colonização, manteve um administrador remunerado, o senhor Carlos Dhein, que lavrou a primeira escritura da colônia para Dr. Meyer, em 31 de agosto de 1898. A colonização visava, inicialmente, imigrantes vindos de Württemberg, na Alemanha, mas também famílias vindas das antigas colônias da região de Estrela e de Santa Cruz do Sul ocuparam seu espaço no local.

De 1898 até 1938, permaneceu a denominação de Neu-Württemberg para a colônia como um todo. Com a demarcação da área urbana em 1901, recebeu a designação Elsenau, como uma homenagem à esposa de Meyer, chamada Else. Em 1938 a colônia foi elevada à categoria de Vila. A partir daí ainda houve mais três mudanças de nome: Pindorama (1938), Tabapirã (1944), e, finalmente, Panambi, a partir de 29 de dezembro de 1944.

Contando com uma estrutura sócio-econômica bem desenvolvida, em 1949 pleiteou-se a emancipação, após uma vasta campanha. Com vários conflitos e discordâncias, realizaram-se dois plebiscitos, no período de 1949 e 1953, sendo que, no dia 15 de dezembro de 1954, foi decretada a emancipação de Panambi e marcada a data para a primeira eleição para Prefeito e para vereadores. Sua instalação oficial ocorreu em 28 de fevereiro de 1955. (Fonte: MAHP)


Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta


Av. Konrad Adenauer, 1610. Bairro Erica. - (55) 3375 3948

Horário de atendimento: Turno único: 08:00 as 14:00 - Sessões ordinárias: segundas às 19h

Visualizar mapa